Uma boa noite de sono é essencial para a nossa saúde, disposição e vitalidade.
Além de um bom ambiente de descanso, a posição em que você dorme também pode influenciar, e muito, o seu bem-estar geral. Uma noite de sono inadequada pode levar a problemas de saúde como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.
Embora não haja uma posição única que funcione perfeitamente para todos, algumas posições têm benefícios específicos. Vamos explorar as três principais posições de sono e seus impactos no corpo.
Dormir de barriga para cima:
Dormir de barriga para cima é uma das posições mais comuns para dormir, podendo trazer vários benefícios para a saúde, incluindo:
- Prevenção de rugas faciais;
- Redução do refluxo ácido;
- Melhora da respiração;
- Prevenção de dores no pescoço
Para otimizar ainda mais o conforto e o suporte, o uso do travesseiro cervical pode ser altamente benéfico, uma vez que proporciona o alinhamento correto do pescoço e da coluna cervical.
Dormir de lado
Dormir de lado também é uma posição bastante popular, e é a mais indicada por especialistas, pois pode ajudar a contornar alguns problemas relacionados ao sono:
- Reduz o ronco e apneia;
- Alivia o refluxo e pode melhorar a digestão, especialmente ao dormir do lado esquerdo;
- Melhora a circulação sanguínea
Para quem dorme de lado, um travesseiro com altura ajustável é o mais indicado, especialmente se for feito com espuma de memória, pois ajuda a aliviar os pontos de pressão da cabeça e do pescoço, além de se adaptar à curvatura natural do pescoço.
Outra dica importante para quem dorme de lado é utilizar um travesseiro ou apoio entre as pernas, de modo a garantir o alinhamento ideal do quadril.
Dormir de barriga para baixo
Dormir de bruços pode ter alguns malefícios para a saúde, especialmente quando adotado como posição regular de sono. Aqui estão alguns possíveis problemas associados a essa posição:
- Desalinhamento do pescoço;
- Dificuldade de respiração;
- Estresse na coluna
No entanto, se essa for a posição mais confortável para você, considere utilizar um travesseiro baixo, e com o suporte adequado para minimizar o desalinhamento da coluna.