Afinal de contas, o que é dormir bem? Tem pessoas que acreditam que uma boa noite de sono está associada à quantidade. Outros apostam que um descanso restaurador deve ter qualidade.
Na verdade, o número correto de horas anda em conjunto com as condições ideais para para o relaxamento, proporcionando ao seu corpo um melhor funcionamento e bem-estar. Se você quer entender como fazer isso, é só continuar com a gente.
Horas de sono
Sabemos que dormir pouco traz uma série de problemas para o seu dia, como falta de concentração, irritação e sonolência. A longo prazo, a privação do sono também pode resultar em sérias consequências, como propensão a diabetes, obesidade, depressão e outros.
No entanto, dormir por horas a fio também não é a melhor alternativa, já que também pode gerar desconfortos e problemas de saúde, como a hipertensão.
Para dormir bem, os especialistas recomendam uma média de oito horas de sono por noite sem interrupções. Entretanto, essa quantidade pode variar de acordo com a idade. Os bebês precisam dormir de 12 a 16 horas, as crianças de 9 a 13 horas, adolescentes de 8 a 10 horas e adultos de 7 a 8 horas.
Qualidade do sono
O sono de qualidade é aquele que você se sente descansado ao acordar. Isso ocorre quando o corpo consegue atingir todos os estágios do sono até alcançar a fase de R.E.M. (Movimento Rápido dos Olhos).
Para que você chegue lá, é necessário criar alguns hábitos, como estabelecer um horário para se deitar e acordar, não utilizar aparelhos eletrônicos antes de ir para a cama e manter uma alimentação saudável.
O uso de suplementos, como a melatonina, também é indicado por especialistas para melhorar a qualidade do sono, contribuindo para um sono mais profundo e restaurador.
Agora que você sabe o que é realmente dormir bem, que tal experimentar colocar isso em prática?