Estresse: como ele afeta o sono e como combatê-lo

Estresse: como ele afeta o sono e como combatê-lo
Você se deita na cama e começa a pensar nos problemas que ocorreram ao longo do seu dia. De repente você se lembra de todas as tarefas que tem que realizar na manhã seguinte. Quando percebe está agitado e não consegue pregar o olho. As horas passam e nada de você dormir. Cenários como esse são bastante comuns entre pessoas que sofrem com insônia por estresse. Cerca de 70% da população brasileira enfrenta ou já enfrentou episódios dessa doença, que pode trazer diversos problemas para a sua saúde física e mental. Por isso, separamos algumas informações importantes para você se inteirar sobre o tema.
 

O que é o estresse?

Ne verdade, o estresse é uma reação natural do nosso corpo ligado à sobrevivência. Quando precisávamos nos defender, caçar e sobreviver na selva, ele servia como uma espécie de sinal de alerta. Sempre que nos encontrávamos em uma situação de perigo, nosso organismo liberava substâncias que nos deixava prontos para reagir. Agora nosso estilo de vida mudou completamente, mas nosso corpo ainda não aprendeu a funcionar de outra maneira.
 

Quais são as causas?

Apesar de não precisarmos mais enfrentar predadores, existem outras situações que são capazes de desencadear o estresse. Insatisfação pessoal ou profissional, carga excessiva de responsabilidades, falta de descanso adequado, pressão social ou até mesmo traumas. Todas essas situações são reconhecidas como desagradáveis para o cérebro e acabam resultando em um desequilíbrio químico.
 

Quais são os sintomas?

Diante de cenários como os citados acima, são liberas substâncias como a adrenalina e o cortisol. Quando elas se encontram em excesso em nosso organismo, passamos a apresentar alguns sintomas de estresse. Os mais comuns são dificuldade para dormir, tensão muscular, dor de cabeça, queda de cabelo, mudança no apetite e baixa do sistema imunológico.
 

Como tratar?

Quando o estresse começa a trazer problemas mais sérios, como insônia crônica, é necessário buscar o auxílio de um médico, que poderá receitar remédios ou terapias específicas. No entanto, em casos mais leves é possível notar melhoras adotando alguns hábitos. Se você sofre de estresse, você deve equilibrar os momentos de trabalho e lazer, realizar exercícios físicos, praticar atividades de respiração (yoga e meditação podem ser uma boa pedida), fazer sessões de terapia e adotar uma boa higiene do sono (veja como clicando aqui).
 
E aí, o que achou do nosso conteúdo? Se você é mais um dos brasileiros que sofre desse mal, lembre-se de priorizar a sua saúde. Procure um médico e siga as orientações.
 
Voltar para o blog